sábado, 9 de novembro de 2013

dia não sei quantos vê lá isso sábado: uma verdade patibular

Comecei o dia a ler uma cena do Vilamatinhas sobre os (diz ele) intermináveis diálogos de O Falcão de Malta de John Huston, um dos quais Vilamatinhas salienta como personificador do doutor Finnegans (Joel Cairo) e monsieur Hire (Sam Spade), uma cena assim:

Joel Cairo: tens sempre um explicação para tudo.
Sam Spade: E o que é que tu queres que eu faça? Que aprenda a gaguejar?


Fiquei uns minutos ainda a pensar na coisa, baldei-me para a dialéctica literária em causa – desculpa-me lá Vilamatinhas mas continuas a escrever sempre o mesmo livro só que cada vez melhor – e concentrei-me ginasticamente na frase, na resposta de Sam Spade: E o que é que tu queres que eu faça? Que aprenda a gaguejar?, ainda estarei, confesso, fechado num limbo fodido com essa frase escrita nas paredes desse mesmo limbo fodido, uma cena da bradar e que apenas o Montaigne poderia eventualmente perceber. O dia seguiu o seu curso, as paredes foram naturalmente encolhendo e delas saíram umas cenas em forma de facas, mas facas pouco afiadas, facas de lâmina romba, o que, como toda a gente sabe, pode ser bem pior. Não me recordo de ter visto o Falcão de Malta e cheira-me que hoje há jogatana, mas posso estar enganado. 

9 comentários:

  1. cuidado com as lâminas rombas;) grandes textos algums tristeza?:)

    DdC

    ResponderEliminar
  2. Muito bom :)
    vou tentar não ter sempre uma explicação para tudo :)


    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)

      Não explico! e pronto:)

      bom domingo então

      Eliminar
    2. entretanto...já acabei de limpara a casota:)
      para que conste:)

      Eliminar
    3. eheheheh
      que sorte quando à limpeza :)))
      ainda só limpei um canto

      uma boa semana :)))

      Eliminar
    4. :) de canto em canto, já se sabe:)

      boa semana!

      Eliminar
  3. da jogatana já se conhecem os bastidores???
    do Vila-Matas nem sempre;) e aprender a gaguejar já vais tarde eheheheh aparece!

    ResponderEliminar