terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Perguntem ao pó

Madruguei. O dia começou com um dói-me bué o mundo – pelo menos foi o que eu percebi. Saí de casa. Por causa das coisas não tomei café. Depois entrei na biblioteca para deixar lá o embrulho do engano. Não resisti e fui em peregrinação às prateleiras. Numa lia-se: literatura norte-americana. F de Faulkner, ainda não é desta, F de Fante, qualquer coisa do pó (do Fante tenho dois em casa, não este), abri, estava lá o Bukowski sentado ao balcão, continuei a abrir, era um prefácio do velhadas sobre o tal qualquer coisa do pó do Fante. O prefácio era de mil novecentos e setenta e nove. Está a ficar velho o mundo, pensei. Comecei a ler e continuei ler: Quando tinha vinho barato à disposição, eu não ia à biblioteca. Uma biblioteca é um belo lugar para se estar quando não temos o que comer ou beber, ou quando a senhoria anda atrás de nós para lhe pagarmos a renda em atraso. Fiquei a pensar nisso uns trinta segundos e decidi levar o prefácio debaixo do braço. Veio também o livro. A sério, perguntem ao pó…

4 comentários:

  1. Olá. Fui ver. Encontrei isto. Fiquei com sede mas não tenho champanhe. Tive vergonha de beber o vinho branco escondido numa caneca atrás dos ovos.

    "Ah, Evelyn e Vivian, amo-vos às duas, amo as vossas tristes vidas, amo a miséria e o vazio do vosso regresso a casa ao amanhecer. Também vós estais sós, mas não sois como Arturo Bandini, que não é peixe nem carne nem coisa nenhuma. Por isso bebei o champanhe, pois eu amo-vos às duas, e a ti também, Vivian, ainda que a tua boca pareça ter sido rasgada à unha e os teus olhos de criança envelhecida nadem entre gatafunhos de sangue como sonetos loucos."

    H.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      O melhor é não ter vergonha:) mas como é que se esconde vinho branco dentro de uma caneca? atrás dos ovos:)

      a sequência é fabulosa, ou isso:)

      Eliminar
  2. Bukowski e o Fante devem ser consumidos em doses imoderadas, preferencialmente escondidos em canecas atrás dos ovos:) mas cuidado com a ressaca a nadar entre gatafunhos de sangue como sonetos loucos eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um gajo se não tem cuidado ainda vai parar ao Patriarche:)) desintoxicar Fante, Bukowski e cerveja:)) nunca mais de lá sai hehehehe

      Eliminar